Palestrante Toni D´Andrea mostra a limpeza como valor social no Eneac 2016

A palestra “Limpeza absoluta”, conduzida pelo italiano Toni D’Andrea, diretor executivo da Afidamp Servizi e, atualmente, também diretor do FORUM Pulire, Congresso Nacional da Indústria de Limpeza, na Itália, trouxe à tona uma visão diferente do conceito de limpeza.

eneac-2016-tonidandrea
“O conceito de limpeza é limpo. Isso é o que está no nosso imaginário coletivo. Limpeza e limpo expressam processo e resultado. São palavras que representam também uma oportunidade para refletir sobre a condição social dos homens, uma leitura dos valores morais que culminam no sentido original da humanidade, que são liberdade, igualdade, solidariedade  e felicidade”, explicou.

Ao longo dos últimos dez anos, Toni desenvolveu uma plataforma internacional de comércio justo chamado Pulire (9 locais em todo o mundo), que tornou-se um sistema de comércio integrado com a indústria de limpeza profissional. Ele é membro do Comitê Gestor de FEMIN (Federação Europeia de Fabricantes e Comerciantes de Máquinas de Limpeza, Materiais e Acessórios) e membro da ISSA European Board como representante nos países do Sul da Europa.

Como exemplo de limpeza ética, o palestrante citou a Lava Jato no Brasil e lembrou que os brasileiros estão vivendo uma fase de limpeza absoluta na política. “Acho que o Brasil está mudando positivamente.  Eu tenho uma visão otimista”.

Toni D´Andrea conceituou a palavra limpo como representante daquele que é desprovido de sujeira. “Falamos de negócio limpo, homem político limpa, lugar limpo. É uma expressão social muito usada, que significa um comportamento positivo”.

eneac-2016-toni-dandrea1

Esta nova abordagem do sentido de limpeza está inserida na atividade industrial. Segundo o especialista, o negócio de limpeza movimenta mais de 70 bilhões de euros e agrega mais de 140 mil empresas, que empregam milhões de pessoas na Europa.  Mas, para o palestrante, falar de limpeza é uma oportunidade de rever uma cultura de comportamentos e de acontecimentos dos últimos anos.

“A limpeza é o valor fundamental da sociedade em todo o mundo.  Não se trata apenas a limpeza, mas sim de ter novas atitudes.  Eu queria que o sistema de educação ensinasse na escola que a limpeza é uma ideia de uma sociedade melhor”, disse.

Esta entrada foi publicada em COBERTURA ENEAC 2016 e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *