10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental

Seac-RJ foi patrocinador do Clean Up the World, que retirou quatro toneladas de lixo da orla do Rio de Janeiro

Voluntários e representantes de entidades se reúnem em Copacabana para a 10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental e Clean Up the World

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter a limpeza em lugares públicos para a preservação do meio ambiente, o Seac-RJ promoveu, neste sábado, dia 16, a 10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental no Divo Quiosque, na Praia do Leme, no Rio de Janeiro. Realizada em diversos estados, a ação é uma iniciativa da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) em conjunto com os Sindicatos associados.

No Rio, o Seac-RJ foi pelo segundo ano consecutivo o patrocinador oficial do Clean Up the World, que chegou a sua 15ª edição e mobilizou mais de 1800 participantes em todo o estado. Durante o dia, foram retiradas pelo menos quatro toneladas de lixo de mais de 20 lugares, desde a orla das Praias de Copacabana e Ipanema, até Paquetá e Guaratiba.

O presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, que participa do Congresso da WFBSC, em Berlim, lembrou da importância da dedicação dos empresários à realização da ação já há uma década.

“O nosso país está em processo de completa mudança e cabe aos empresários participar ativamente de todas as iniciativas que venham a provocar a reflexão da sociedade em torno de temas tão importantes quanto a sustentabilidade e preservação ambiental. Como uma entidade representativa, o Seac-RJ sempre busca apoiar ações voltadas para conscientizar a população sobre o meio ambiente. Qualidade de vida é uma condição que depende de cada cidadão”, observou o presidente.

Representando o presidente do Seac-RJ, a diretora social do Sindicato, Salete Calaça, conduziu a organização da ação no Rio.

Salete Calaça ao lado do subsecretário do Meio Ambiente Justino Carvalho

“Chegamos ao décimo ano consecutivo da Ação Nacional com muito orgulho. Como empresários que atuam no setor de asseio e conservação, temos satisfação em criar ações de educação da sociedade a respeito do descarte correto do lixo. Ainda vemos no Rio pessoas jogando o lixo na areia da praia e, chegando o verão, nada mais importante do que conscientizarmos as pessoas sobre os prejuízos ao meio ambiente e a nós mesmos quando o lixo retorna para a natureza. E hoje também foi um dia especial, porque representei o nosso presidente, que sempre apoia e participa de todo o evento“, afirmou Salete.

Para a Prefeitura do Rio de Janeiro, o papel do Sindicato é preponderante na mobilização da sociedade para que a cidade possa avançar nos cuidados com o meio ambiente.

“É fundamental a participação das empresas porque é um conjunto de forças necessárias para criar a conscientização de que o lixo que nós produzimos deve ter uma destinação. Todos nós estamos envolvidos com esse grande evento que tem uma didática maior de conscientização da população. É disso que a gente precisa. Parabéns ao Sindicato”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho.

Confira as fotos da 10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental no Facebook

ATO DE CIDADANIA RECEBE MAIS DE CEM CURRÍCULOS

Além de promover a limpeza ambiental, a 10ª Ação Nacional Febrac também atua na inclusão social de deficientes físicos no mercado de trabalho. As empresas associadas ao Seac-RJ ofereceram no Ato de Cidadania um total de três mil vagas para pessoas com deficiência física em todo o estado.

A iniciativa foi realizada pela segunda vez e trouxe resultados muito positivos. Foram recebidos mais de cem currículos tanto de candidatos que compareceram pessoalmente no evento em Copacabana, quanto dos que enviaram por e-mail.

“Ficamos muito felizes neste ano com o resultado do Ato de Cidadania. Foi surpreendente vermos que a quantidade de candidatos aumentou muito de um ano para o outro. É um sinal de que devemos cada vez mais promover este tipo de divulgação”, avaliou Salete Calaça.

Para as pessoas com deficiência que estão em busca de emprego, a iniciativa é uma nova esperança, como revela o candidato Jaguarassy Correia, de 54 anos, que levou seu currículo pessoalmente para a diretoria do Seac-RJ na ação.

“É muito bom termos essa oportunidade. Eu sofri um acidente muito novo e perdi um dos dedos da mão. A gente passa por muito preconceito e, às vezes, até um apelido deixa a gente deprimido, achando que não tem capacidade. Essa ação nos traz até mais esperança no país”, disse.

Os currículos recebidos serão direcionados para as empresas associadas ao Seac-RJ, com o objetivo de ajudar também essas empresas a cumprir a Lei de Cotas. Candidatos interessados poderão ainda enviar currículo para o e-mail seacrj@seac-rj.com.br.

IMPRENSA

A iniciativa do Seac-RJ de oferecer as três mil vagas de emprego para pessoas com deficiência em todo o estado foi destaque na mídia. Saiba mais

Os comentários estão encerrados.